Está com um dinheirinho sobrando e quer investir em um livro? Seguem algumas recomendações:
1.”Recognition of Health Hazards in Industry”
É um livro relativamente antigo, mas de uma clareza exemplar. É uma ótima fonte quando começamos a estudar uma atividade nova, já que ele explica muito bem o processo produtivo em si, além de expor os principais riscos.
Em resumo: um clássico.
2. “Manual de Proteção Respiratória”
Minha ideia era não falar de nenhum livro nacional, porque não recebo nada da editora nem dos autores para fazer propaganda. Esse livro, porém, já me ajudou demais, e também já salvou muitos amigos meus… Além disso, os autores são profissionais dedicados, generosos e tecnicamente impecáveis (tive a oportunidade de conhecer o Wladimir em um curso ministrado por ele, e o falecido prof. Torloni deu aula a uma geração anterior à minha, sendo elogiado e querido por todos), então me sinto obrigada a recomendá-lo .
Assim, fica a sugestão do “Manual de Proteção Respiratória”, do prof. Maurício Torloni e do Antônio Vladimir Vieira. Tudo sobre proteção respiratória. Absolutamente TUDO!
3. “Industrial Ventilation: A Manual of Recommended Practice for Design”
Bem, esse livro é mais específico para quem trabalha com projeto de sistemas de ventilação. Ele apresenta projetos e valores de referência (velocidade do ar, vazão etc) para diferentes sistemas de ventilação em atividades industriais diversas. É um livro de referência muito bom, mas é caro… Não empresto o meu para ninguém!
4. “Ventilação Industrial e Controle da Poluição”
É um livro mais “amigável” do que o Industrial Ventilation da ACGIH. É ótimo para quem quer aprender o básico sobre ventilação e para quem não tem ainda um domínio do inglês.
O autor, o prof. Macintyre, foi um professor respeitadíssimo que lecionou em várias instituições renomadas, como o Instituto Militar de Engenharia. 😉
Está esgotado em algumas livrarias, mas aparentemente na Amazon ainda tem:
Façamos todos um bom trabalho!